Facebook

Válvula variável

A válvula de expansão é constituída pelo corpo de válvula e a cabeça do diafragma.

O refrigerante liquido que vem do tanque filtro secador, circula pelo furo inferior e é injetado no evaporador em quantidades rigorosamente medidas. Esta medição é efetuada pelo refrigerante liquido contido na cabeça do diafragma.

O gás refrigerante proveniente do evaporador, circula livremente através do furo superior da válvula de expansão para o compressor.

Em operação o refrigerante líquido vem do tanque filtro secador e circula pela entrada da válvula.
O refrigerante passa pela sede da válvula e depois para o evaporador. A abertura da sede da válvula é regulada pela temperatura do gás circulante do evaporador.

A mola garante apenas o retorno do refrigerante gasoso. Se, por exemplo, a temperatura do gás vinda do evaporador, subir no furo superior da válvula, o refrigerante liquido contido na cabeça do diafragma é também aquecido pelo sensor de temperatura. O refrigerante expande-se e força para baixo a esfera na sede da válvula pôr meio de um diafragma e a guia da válvula de forma a abrir a sede da válvula. Isto aumenta a circulação do refrigerante para o evaporador, que se arrefece e a temperatura do gás circulante desce ainda mais.



Facebook Follia
Animus Web