Facebook

Disco

Um freio de disco consiste num disco maciço de ferro fundido que roda solidário com a roda do automóvel. Uma parte do disco é envolvida por uma caixa em forma de U – a pinça – que contém cilindros e pistões, ligações por tubos ao circuito hidráulico e pastilhas de fricção que apertam o disco para abrandar a velocidade do automóvel ou detê-lo.

Anéis vedadores de borracha evitam a entrada de poeira e umidade nos cilindros onde se alojam os pistões. Como apenas uma parte do disco é coberta pela pinça, o disco é mais facilmente arrefecido pelo ar do que o tambor de um freio, sendo a água também mais rapidamente expelida. Uma chapa protege a lama a face interior do disco não coberta pela pinça chamada de espelho.

Quando se pisa no pedal do freio, a pressão hidráulica obriga os pistões a deslocarem-se para fora dos cilindros e a comprimir as pastilhas de encontro às faces lisas do disco.

O disco expande-se com o calor, mas em vez de se afastar das pastilhas (como o tambor se afasta das sapatas), se aproxima. Os calços espaçadores – delgados chapas de metal cujos rebordos atuam como molas – ajudam a manter firmes as pastilhas, tornando o sistema mais silencioso.

As pastilhas são visíveis, através de uma abertura existente na pinça e podem ser facilmente substituídas quando gastas. Cada pastilha é segura por duas hastes de retenção, ou cavilhas, que passam através de furos existentes na pinça, nos pratos metálicos e nos calços espaçadores. As cavilhas são seguras por freio de mola. As pastilhas do freio a disco – fabricadas com um composto de materiais extremamente resistentes - onde estão colocadas a uma chapa de aço, estas chapas recebem a reação ao esforço de travagem. As pastilhas têm, normalmente, a forma de um segmento de coroa circular podendo, contudo, ser quadradas, retangulares ou ovais.

Discos ventilados mantêm as pastilhas arrefecidas

Os freios de discos são menos susceptíveis aos efeitos do calor do que os freios de tambor já que, na maioria dos automóveis, são devidamente ventilados pelo ar que os envolve.



Facebook Follia
Animus Web