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Fluido

O fluído utilizado nos freios é um líquido sintético que não ataca a borracha e, portanto, não danifica os vedadores dos freios. Como a borracha natural se deforma em contato com o óleo, a graxa lubrificante, a gasolina ou outros produtos derivados do petróleo, não devem ser colocadas em contato com os vedadores de borracha natural dos sistemas hidráulicos. O óleo dos freios também deve estar isento de água.

A maioria dos fabricantes utiliza um fluído que está de acordo com as normas ditadas pela sociedade americana S. A. E. (Society of Automotive Engineers). Estas exigem que o óleo permaneça quimicamente estável a altas temperaturas, tenha um ponto de ebulição elevado e não ataque nenhuma peça de borracha ou metálica do sistema. Os manuais de instruções dos veículos indicam o fluído que deve ser utilizado.

As classificações dot diferenciam o ponto de ebulição do fluído, podendo este eboluir dependendo da umidade:

· Dot 3 284 a 401o. C
· Dot 4 324 a 414o. C
· Dot 5 324 a 468o. C

Outro cuidado que deve ser tomado em relação ao fluído, é quanto à troca que deverá ser feita uma vez por ano, já que este absorve a umidade do ar espontaneamente, contaminando o fluído. Alguns veículos também têm uma bóia no reservatório de fluído de freio que faz acender uma luz no painel quando o nível está muito baixo.



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