Facebook

Painel

Os painéis apresentam um interruptor da ignição, um indicador do nível de gasolina, um indicador do nível de temperatura da água, várias luzes coloridas de aviso e um velocímetro com odômetro.
Velocímetro – O velocímetro consiste geralmente mostrador circular onde a velocidade é indicada pôr um ponteiro que aponta para os números.

Odômetro - Ligado ao velocímetro existe geralmente um odômetro que registra a distância percorrida e cuja a leitura é feita no mostrador deste. Alguns odômetros fornecem duas indicações: a quilometragem total ou parcial, correspondente à viagem em curso.
Conta-giros - Em alguns automóveis, especialmente os esportivos apresentam um conta-giros, ou taquímetro, que funciona eletronicamente e indica a velocidade a que gira o virabrequim do motor.

Os números que o motorista vê são geralmente múltiplos de 10 e devem ser multiplicados por 100 para indicar as rotações por minuto do motor.

Indicador de temperatura da água - O indicador de temperatura e o indicador do nível da gasolina baseiam-se no mesmo principio de funcionamento. Têm mostradores diferentes e possuem ambos, geralmente, uma lâmina bimetálica e um ponteiro. Quando a corrente passa através de uma bobina enrolada em torno da lâmina bimetálica esta aquece e dobra-se, já que os metais que a compõe não tem os mesmos coeficientes de dilatação.

À medida que a lâmina se curva, o ponteiro ligado a esta desloca-se sobre uma escala. A intensidade da corrente e, em conseqüência, a temperatura da lâmina são reguladas pôr uma unidade sensível à temperatura (termo resistência). O indicador de temperatura pode permitir uma leitura exata, em graus, ou aproximada, em iniciais: C (cold – frio), N (normal) e H (hot – quente).



Facebook Follia
Animus Web