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Os automóveis, na sua maioria, têm duas rodas motrizes (o motor aciona ou as rodas traseiras ou as dianteiras). Quando a neve, o gelo ou a lama tornam o piso escorregadio, as rodas motrizes podem não aderir suficientemente, pelo que uma ou ambas podem derrapar, mesmo quando o veículo apresenta um diferencial auto blocante.

Se a tração for nas quatro rodas, os pneus aderem melhor ao pavimento escorregadio, já que todo peso do automóvel é utilizado na tração. A tração nas quatro rodas é usual em veículos próprios para terreno acidentados, tais como o Jeep, o Land Rover e algumas viaturas militares. Em estradas em boas condições de circulação, estes veículos funcionam com tração nas rodas traseiras, já que a tração nas quatro rodas não é aconselhável para trajetos longos. A tração nas quatro rodas pode ser engatada, quando necessário, por meio de uma alavanca (mudança extra).

Esta solução é inadequada para um automóvel de passageiros de elevada potência e capaz de atingir grandes velocidades. Alguns modelos estão equipados com tração das quatro rodas que funciona continuamente.

O sistema de transmissão deste veículo leva em conta as diferenças de velocidade entre as rodas dianteiras e as traseiras. Esta variação de velocidade é permitida por um diferencial principal, que também divide o torque: 37% para as rodas da frente e 63% para as rodas traseiras.



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